Blog

Clubes brasileiros descobrem a importância da fidelização

Nos últimos anos, os clubes brasileiros de futebol passaram a investir na divulgação dos seus programas de sócios-torcedores. Segundo especialistas, os programas de fidelização podem representar uma saída para a crise financeira dos clubes. Não é por menos, já falamos aqui que é muito mais barato reter um cliente do que conquistar um novo. Isso ocorre em todos os negócios, inclusive no futebol.

Segundo o site Histórico Futebol Melhor, Internacional, Palmeiras e Grêmio começam 2015 entre os clubes com maior número de sócios-torcedores no futebol mundial. Com 129 mil sócios, o Internacional é hoje o maior do Brasil e o sexto no ranking mundial. É um intruso na lista dos gigantes do Velho Continente. Comemorando um grande crescimento no último ano, o Palmeiras aparece no 11ª posição com pouco mais de 82 mil sócios.

Curiosamente, o primeiro colocado é o Benfica, que ficou à frente de gigantes mundiais como Bayern de Munique, Arsenal, Real Madrid e Barcelona. Para fidelizar os sócios-torcedores, o clube do atacante Anderson Talisca tem um programa amplo de relacionamento, que oferece muito mais do que descontos nos ingressos. As promoções abrangem desde postos de gasolina até serviços funerários. Atualmente, o Benfica tem a maior relação no número de torcedores que se tornaram sócios: 4%. Por essa razão, o clube português se tornou referência para as equipes brasileiras a ponto de ter sido visitado pela diretoria do Flamengo em 2014.

Assim como vem acontecendo no futebol, estreitar o relacionamento com o cliente e estimular a fidelização são fundamentais para aumentar as vendas e garantir o crescimento de qualquer negócio!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>